Povos Indígenas Isolados nos países vizinhos

Em sua Edição #09, o Boletim Povos Isolados na Amazônia traz notícias sobre a situação dos povos indígenas isolados e de recente contato na Colômbia, Peru e Venezuela.

No Peru, após 14 anos de espera, os estudos prévios de reconhecimento que atestam a presença de povos indígenas isolados nas áreas reivindicadas como Reservas Indígenas Yavarí Tapiche e Yavarí Mirim foram finalmente aprovados.

Na Colômbia, um processo de consulta prévia envolvendo comunidades indígenas de todo o país foi finalizado em 2013 e deverá embasar a formulação de uma política pública de proteção aos povos indígenas isolados. Apesar da ampla participação indígena no processo de consulta, o governo ainda não tomou nenhuma medida para implementar uma norma, enquanto os povos isolados têm seus territórios constantemente ameaçados.

O problema de não ter uma política pública de proteção aos isolados formalizada se repete na Venezuela, onde o garimpo e a exploração de outros minérios ameaça povos indígenas em isolamento relativo, em áreas de difícil acesso.

Apesar dos desafios, nos três casos, o protagonismo das organizações indígenas e o apoio das organizações da sociedade civil na luta pelo reconhecimento dos direitos dos povos indígenas em situação de isolamento é o que tem garantido os avanços nas políticas de Estado.

Boa leitura!

Artigo Anterior